Veja também:
- Os últimos números da pandemia em Portugal e no mundo
- Todas as notícias sobre a pandemia de Covid-19
- Guias e explicadores: as suas dúvidas esclarecidas
- Boletins Covid-19: gráficos, balanços e outros números
A Assembleia Geral da ONU aprovou uma resolução que torna 27 de dezembro no “Dia Internacional da Preparação para Epidemias”, depois da falta de preparação global evidenciada pela pandemia da Covid-19.
O texto, aprovado esta segunda-feira em Nova Iorque, “convida todos os Estados Membros, entidades das Nações Unidas e outras organizações mundiais, regionais e sub-regionais, o setor privado e a sociedade civil, incluindo organizações não-governamentais a celebrar a cada ano o Dia Internacional de Preparação para Epidemias” naquela data.
A resolução encoraja todos os 193 países membros das Nações Unidas a organizar “atividades de informação e sensibilização para enfatizar a importância da prevenção de epidemias, a preparação e o estabelecimento de parcerias para enfrentá-las”.
Solicita, também, à Organização Mundial da Saúde (OMS), criticada pelos Estados Unidos pela alegada falta de transparência na gestão da pandemia, para “que contribua para a celebração” deste dia internacional.
O texto, sem valor vinculativo, foi proposto conjuntamente por Camboja, Canadá, Espanha, Palestina, Guiné Equatorial, Nicarágua, Níger, Qatar, Coreia do Sul, São Vicente e Granadinas, Senegal, Singapura, Tajiquistão e Vietname.
A pandemia de Covid-19 provocou pelo menos 1.535.987 mortos resultantes de mais de 67 milhões de casos de infeção em todo o mundo, segundo um balanço feito pela agência francesa AFP.
A doença é transmitida por um novo coronavírus detetado no final de dezembro de 2019, em Wuhan, uma cidade do centro da China.