N’As Três da Manhã, a especialista em assuntos económicos avança que “são meio milhão de portugueses” os que não conseguem pagar as dívidas aos bancos, bem como “54 mil empresas”.
A maioria destas empresas são “pequenas, médias e micro empresas” e “precisam de uma ajuda urgente”, pelo que devem estar na linha da frente das preocupações dos bancos e do governador do Banco de Portugal, Mário Centeno, que vai nesta terça-feira ao Parlamento falar sobre o fim das moratórias.
Considerando-o “uma caixinha de surpresas”, Graça Franco mostra-se expectante para ver “em que medida [Centeno] consegue ser criativo e negociar o mais rapidamente possível com todos estes devedores”, pois os “bancos estão totalmente interessados em que as empresas consigam pagar” o que devem.
“Senão, vamos acabar como na outra crise, com os bancos com carteiras de imóveis que não lhes servem para nada a não ser para vender aos fundos abutres”, prevê a comentadora.
Por isso, renegociar é agora “a melhor solução”, até porque “neste momento há 3,7 mil milhões de créditos já não pagos, ou seja, malparado”.