Os professores vão ter mais dois dias para se candidatar às escolas públicas, segundo decisão do Ministério de Educação. Os sindicatos pediram — depois de terem surgidos problemas informáticos com o concurso de educadores de infância e de docentes do Ensino Básico e Secundário — e, em prol da "tranquilidade", o ministro Fernando Alexandre concordou.
Em comunicado, o gabinete do ministro da Educação explica que o aproximar do fim do prazo para a submissão de candidaturas gerou um elevado acesso à plataforma da Direção-Geral da Administração Escolar. Assim, e uma vez que este ano "são aplicadas novas regras para os concursos de colocação de professores", e como o Ministério da Educação tem como "prioridade assegurar a tranquilidade no arranque do próximo ano letivo", o prazo é dilatado.
"É fundamental que os concursos decorram dentro da normalidade garantindo a serenidade dos docentes da escola pública", lê-se na nota enviada às redações.
Assim, a tutela garante ter reforçado a capacidade dos servidores e "decidiu prorrogar por 48 horas, até às 18h00 de quinta-feira, 18 de abril, o prazo para submissão das candidaturas ao Concurso Interno e ao Concurso Externo 2024/2025".