Aberto caminho à contratação de 500 assistentes para as escolas
03-11-2017 - 07:58

No arranque do ano lectivo, o ministro da Educação anunciou que seriam contratadas 1.500 assistentes, mas até agora ainda não tinham sido cumpridas as formalidades para concretizar a contratação.

O Ministério das Finanças já desbloqueou as verbas necessárias para a contratação de cerca de 500 assistentes operacionais para as escolas.

A Renascença sabe que a portaria deve sair ser publicada em "Diário da República", entre esta sexta-feira o início da próxima semana.

Dois meses depois do ministro da Educação ter anunciado a colocação de 1.500 funcionários nas escolas, o ministro Mário Centeno desbloqueou a primeira tranche, permitindo aos directores das escolas iniciarem a contratação dos auxiliares assim que a portaria seja publicada.

"Mais assistentes operacionais é absolutamente fundamental", frisou no início de Setembro o responsável pela pasta da Educação, Tiago Rodrigues, recordando ainda que "para melhorar a qualidade e aumentar a equidade" na educação o Governo começou por "reduzir o número de alunos por turma" em territórios educativos de intervenção prioritária.

O anúncio foi bem acolhido pela Associação Nacional de Directores de Agrupamentos e Escolas Públicas que acredita que, com estas contratações, a falta de assistentes operacionais nas escolas pode passar a ser “um problema do passado”.