CGTP marca concentração para exigir que executivo de esquerda tome posse
18-11-2015 - 14:29

Protesto nacional foi agendado para o dia 28 de Novembro, junto ao Palácio de Belém.

A CGTP marcou uma concentração nacional para o dia 28 de Novembro, junto ao Palácio de Belém, para exigir que o presidente da República respeite a Constituição e dê sequência à solução governativa apresentada pelos partidos de esquerda.

A decisão foi tomada numa reunião extraordinária da comissão executiva da intersindical convocada para analisar a situação política actual.

"É inaceitável que uma semana após a aprovação da moção de rejeição ao programa de governo do PSD/CDS, que determinou a sua demissão, o Presidente da República persista em manter um Governo em usurpação de funções, a gerir negócios", disse o secretário-geral da CGTP, Arménio Carlos numa conferência de imprensa depois da reunião da comissão executiva.

O executivo da CGTP decidiu ainda promover a 24 de Novembro uma "acção nacional de esclarecimento e mobilização dos trabalhadores" que passa pela realização de plenários "no maior número de locais de trabalho possível".

O Presidente da República recebe na quinta-feira um grupo de economistas com "conhecimento da realidade económica", informou esta quarta-feira fonte da Presidência à Renascença. No dia seguinte, sexta-feira, Cavaco Silva receberá os representantes dos partidos com representação na Assembleia da República.

A moção de rejeição do PS ao programa do XX Governo Constitucional foi aprovada a 11 de novembro com 123 votos favoráveis de socialistas, BE, PCP, PEV e PAN, o que, de acordo com a Constituição, implica a demissão do XX Governo Constitucional, suportado por PSD e CDS-PP, e liderado por Pedro Passos Coelho.