António, nome fictício, é um velho conhecido das autoridades policiais. Aos 81 anos já foi várias vezes detido por furtar carteiras. O elétrico é o principal palco de atuação deste octogenário. Um juiz até já o tinha proibido de andar nas linhas 15 e 28, e no metro da Baixa Chiado. Não chegou para demover o assaltante.
Na terça-feira, às 18h30, foi detido na freguesia da Estrela, em Lisboa, quando tentava furtar o telemóvel a um turista, mas desta vez em nenhuma das linhas em que estava proibido de andar. O homem de 81 anos circulava no 25, entre Campo de Ourique e a Praça da Figueira.
Os polícias da PSP surpreenderam-no a colocar a mão no bolso das calças da vítima.
Nos últimos cinco dias, a PSP de Lisboa deteve 13 carteiristas, entre 17 e os 81 anos. Desses, 11 são estrangeiros – seis homens e cinco mulheres –, na sua maior parte do Leste da Europa e dois portugueses – entre os quais está o mais antigo carteirista nacional no ativo.
Segundo o comunicado da PSP, nas carteiras furtadas, os valores variavam entre os 160 e os 1.130 euros. A maior parte dos casos aconteceu nas freguesias do centro de Lisboa, nomeadamente Santa Maria Maior.
Todas as detenções ocorreram em flagrante delito e em todos os casos, os alegados carteiristas saíram em liberdade, sujeitos a Termo de Identidade e Residência.