O primeiro-ministro manifestou o seu respeito pela forma "digna" como o embaixador Pereira Gomes decidiu renunciar ao cargo de secretário-geral do Sistema de Informações da República Portuguesa (SIRP) e defendeu o seu comportamento em Timor-Leste.
Em comunicado, António Costa elogia também "o sentido de Estado" dos partidos da oposição neste caso, destacando o presidente do PSD, Pedro Passos Coelho.
"Quero por isso agradecer a aceitação do convite para o exercício das exigentes funções de Secretário-Geral do SIRP [por José Júlio Pereira Gomes] e manifestar o meu respeito pela forma digna como agora me comunicou a sua indisponibilidade para exercer estas funções, decisão que não posso deixar de aceitar", refere o primeiro-ministro.
A seguir, António Costa deixa também elogios aos partidos da oposição ao longo deste processo para a substituição de Júlio Pereira nas funções de secretário-geral do SIRP.
"Dei prévio conhecimento desta decisão ao líder da oposição [Pedro Passos Coelho], registando o elevado sentido de Estado com que os partidos da oposição agiram na presente circunstância", salienta o primeiro-ministro.