Ursula von der Leyen defende um "novo consenso" em torno do setor agrícola no espaço europeu, numa altura em que estes profissionais realizam protestos em vários Estados-membro.
A Presidente da Comissão Europeia diz ter um "sentido de urgência" perante a importância da melhoria das condições dos agricultores europeus.
A líder europeia descreve um clima "polarizado" que tem de ser resolvido rapidamente.
"Fiquei feliz em encontrar-me com representantes dos nossos agricultores, trabalhadores e comités rurais que são símbolos das nossas melhores tradições", disse von der Leyen que teve uma reunião e um jantar informal, esta quarta-feira, com o setor.
"O que retirei destes encontros é que as coisas têm de melhorar e temos de encontrar uma nova forma de seguir em frente com soluções comuns e duradouras para os problemas que conhecemos bem", apela.
Os agricultores frances têm estado em protestos ao longo dos últimos dias, realizando bloqueios nas estradas do país em cidades como Lyon, Paris e Toulouse.
Na Lituânia, mais de mil tratores também bloquearam as estradas de Vilnius, a capital do país. A Alemanha, a Roménia e a Polónia são alguns dos outros países onde os agricultores têm feito, igualmente, protestos.