Portugal é um dos qualificados para a final do Festival da Eurovisão, que decorre este sábado em Kiev, Ucrânia.
A música “Amar pelos Dois”, interpretada por Salvador Sobral e composta pela irmã, Luísa Sobral, convenceu quer o júri internacional, quer o público dos países participantes nesta primeira semi-final.
Salvador foi o único intérprete que não cantou no palco principal mas sim num palco secundário, mais à frente, rodeado pelo público. Veja um excerto da actuação:
Além da portuguesa, também passaram à final as canções da Moldávia, Azerbaijão, Grécia, Suécia, Polónia, Arménia, Austrália, Chipre e Bélgica.
Estes países, além dos apurados na próxima semi-final, que decorre na quinta-feira, irão juntar-se aos Big5, países que financiam a Eurovisão e por isso têm lugar garantido na final (Espanha, França, Reino Unido, Itália e a anfitriã Ucrânia).
A última vez que Portugal passou à final da Eurovisão foi em 2010, com a canção “Há Dias Assim”, interpretada por Filipa Azevedo.
As apostas e as reacções difundidas nas redes sociais, bem como o destaque dado ao cantor português nos meios de comunicação social estrangeiros fazem subir a expectativa face ao resultado de Salvador Sobral nesta edição do festival da Eurovisão.
Note-se que, no Facebook e no Twitter, até ao momento, Salvador é o vencedor em "gostos" e partilhas.
Recorde a entrevista que Luísa Villar, a mãe de Salvador e Luísa Sobral, deu na Renascença, a propósito do Dia da Mãe.
Veja o momento do anúncio dos vencedores: