O objetivo da nova ferramenta digital é ajudar os cidadãos a decidir sobre o momento da reforma, tendo em conta as bonificações e penalizações aplicáveis.
A simulação é feita com base nas regras em vigor, como por exemplo, a idade legal da reforma, que agora é de 66 anos e 4 meses, e que todos os anos tem sofrido alterações.
Os cálculos apresentados no simulador têm apenas em conta as contribuições para a Segurança Social, deixando de fora descontos para outros sistemas.
Para aceder a este simulador é preciso estar registado na Segurança Social Direta.
Como aceder ao simulador:
- Entre em www.seg-social.pt
- Clique em Segurança Social Direta, que está no topo da página, ao centro.
- Introduza o seu número de Segurança Social e a password de acesso ao serviço. Caso não esteja registado, é nesta página que o poderá fazer. Num prazo de cinco dias recebe a palavra-chave em casa.
- Quando entrar na sua área aparecem 6 opções: Conta-corrente, Família, Emprego, Doença, Ação Social e Pensões.
- Clicar em pensões e aparecem diferentes opções. O simulador está em destaque.
Como utilizar o simulador:
Ao entrar no simulador tem duas possibilidades: optar pela Simulação automática ou pela Simulação à medida.
Simulação automática – disponível para a Pensão de Velhice do regime geral. Permite saber o valor estimado da pensão de velhice com base nos salários existentes no sistema informático da Segurança Social. Com esta simulação o utilizador fica a saber o valor bruto estimado da pensão, quando atingir a idade legar de reforma (66 anos e 4 meses).
Pode ainda simular com outra data e ficar a conhecer o valor bruto da pensão, assim como as bonificações ou penalizações na nova data.
A simulação automática só está disponível para quem tem mais de 15 anos de descontos.
Simulação à medida – disponível para Pensão de Velhice e também para Pensão de Invalidez Absoluta e Pensão de Invalidez Relativa, do regime geral.
Nesta opção o utilizador pode introduzir dados como a data a que pretende reformar-se, alterar a taxa de crescimento dos seus salários futuros ou a taxa de inflação.
O simulador prevê também as pensões antecipadas por desemprego de longa duração e por flexibilização de idade.
Saiba mais:
http://rr.sapo.pt/artigo/81921/tem-os-seus-descontos-na-seguranca-social-em-dia