O passe família na Área Metropolitana do Porto (AMP) avançará a 1 de junho. A emissão deste título de transporte pode ser feita a partir de 25 de maio, segundo confirmou à Lusa, esta sexta-feira, fonte da entidade.
Segundo a fonte da AMP, a adesão ao Andante Família, que é exclusivo para agregados familiares (mínimo três elementos) com domicílio fiscal num dos 17 municípios da região, pode ser realizada nas lojas Andante, bilheteiras CP com venda Andante e pontos de venda Andante nos concelhos.
O passe família foi aprovado pela Área Metropolitana do Porto no final de janeiro e a sua entrada em vigor esteve prevista para o dia 1 de maio. A 3 de abril, o presidente da AMP, Eduardo Vítor Rodrigues, revelou que o lançamento do passe família se encontrava suspenso, devido à Covid-19.
Esta sexta-feira, em entrevista à "TSF", o presidente da AMP, Eduardo Vítor Rodrigues adiantou que o passe família avança a 1 de junho.
"Acreditávamos que estávamos a fazer poupar uma parte do orçamento familiar, mas tendo havido este deslize de maio para junho, acho que mais sentido faz. Estou absolutamente convencido que neste momento as pessoas precisam mais deste apoio financeiro, desta redução de gasto de orçamento familiar do que há quatro meses", explicou o também autarca de Vila Nova de Gaia.
As famílias portadoras deste título poderão optar entre duas assinaturas: o Andante Família Metropolitano, válido em toda a área metropolitana, com um custo mensal de 80 euros, e o Andante Família Municipal, que terá um custo de 60 euros mensais e será válido para viagens dentro do município ou até três zonas.
Segundo fonte da AMP, para usufruir do Andante Família, é necessário que todos os elementos de agregado familiar sejam titulares de cartão Andante prateado (em PVC) e todos terão, obrigatoriamente, de carregar o passe com o mesmo tipo de assinatura.
A mesma fonte da AMP acrescentou, ainda, que a adesão ao passe "pode ser solicitada por qualquer membro do agregado familiar, maior de idade e mandatado para o efeito, através da Declaração de Representação especificamente definida para o efeito", que em breve estará disponível.
Desde julho de 2019 que este título pode ser adquirido na Área Metropolitana de Lisboa.