O Benfica anunciou, esta terça-feira, que não vai enviar nem a equipa masculina nem a feminina aos Nacionais de atletismo de pista coberta, que decorrem este fim de semana em Pombal, e criticou a Federação Portuguesa de Atletismo pela organização.
"O Benfica vem por este meio comunicar que as equipas seniores masculina e feminina de atletismo não marcarão presença no campeonato nacional em pista coberta. Isto porque a saúde tem de estar primeiro e ser a prioridade máxima para todos os intervenientes e envolvidos numa organização desta dimensão", escrevem as águias, em comunicado.
Citando respostas "escassas e completamente inconclusivas" da federação às preocupações dos 'encarnados', em torno da segurança e medidas em vigor devido à pandemia de Covid-19, lembram que é preciso respeitar o novo confinamento geral e promover "boas práticas" para minimizar possíveis contágios.
"Continuamos sem saber que medidas sanitárias existirão para todos os envolvidos; haverá testagem, por exemplo?", questiona o clube lisboeta, que critica ainda o facto de "não estar claro em que moldes se desenrolará a competição".
Em comunicado datado de 3 de março, a Federação Portuguesa de Atletismo informou que equacionou "a possibilidade de realizar a competição em dois fins de semana, com dois grupos de equipas em competição indireta". No entanto, "esta fórmula implicaria o prolongamento da competição de inverno para além do que se considera razoável. Optou-se assim pelo alargamento no fim de semana 13-14 de março, proporcionando a competição a um número mais superior de equipas".
"A participação de atletas e equipas será condicionada em função do número de atletas permitido pelas autoridades locais, sendo certo que se terá de realizar num formato adequado às contingências atuais e com um número mais reduzido de atletas", acrescenta a federação.
O Benfica considera que a data escolhida para a realização do evento é "completamente desajustada", por se seguir aos Europeus em pista coberta, que terminaram no domingo, observando que o clube estará ausente pela falta de testagem e medidas adequadas.
"Infelizmente, não nos parece realista acreditar que se criem e apliquem normas sanitárias eficazes e rigorosas em tempo útil para todos os competidores, a poucos dias da data definida", sustentam os encarnados.
Pedro Pablo Pichardo, campeão europeu de triplo-salto em pista coberta, será um dos ausentes dos Nacionais de atletismo.