Foi detido na Guarda o 54º incendiário desde o início do ano. O homem de 41 anos, pintor da construção civil, foi identificado e detido pela Polícia Judiciária, com a colaboração da GNR.
Os factos ocorreram cerca das 14h45, de quinta-feira, na localidade de Manteigas, “recaindo sobre o detido a suspeita de ter ateado um incêndio em pasto, com recurso a um isqueiro que lhe foi apreendido”, descreve a nota.
As chamas consumiram apenas uma pequena área de terreno tendo, no entanto, colocado em perigo habitações, instalações industriais, um depósito de combustível e uma vasta área de floresta integrante do parque natural da Serra da Estrela.
O detido tem antecedentes criminais pelo mesmo tipo de crime e vai ser presente às autoridades judiciárias competentes, com vista à aplicação das necessárias e adequadas medidas de coacção.
Desde Janeiro, já arderam quase 140 mil hectares em Portugal. É o país da União Europeia com mais área ardida: quase um terço do total da área ardida nos 28 países da União Europeia.
Os dados são do Sistema Europeu de Informação sobre Incêndios Florestais.