Morreu Constança Braddell, a jovem que sofria de fibrose quística e que se tornou num rosto da luta contra a doença. A notícia é avançada pela família nas redes sociais.
“É com grande tristeza que hoje, dia 11 de julho pouco depois das 14h00, a nossa querida Constança nos deixou”, escreve a família no Instagram.
Constança Braddell, de 24 anos, ganhou a admiração do país quando recorreu às redes sociais para expor a luta contra a fibrose quística, numa fase em que a doença estava a avançar.
A jovem pedia ajuda para conseguir um medicamento experimental - o Kaftrio - que a poderia ajudar a resistir à doença, o que acabou por acontecer em março deste ano, depois da luz verde do Infarmed.
Este domingo, Constança Braddell faleceu. Estava internada desde finais de junho em estado grave.
“A Constança viveu constantemente a sua vida com um admirável positivismo e entrega. Nunca tomou nada por garantido, apreciando cada momento da sua vida como se fosse o seu último. Obrigada a todos os que se juntaram recentemente para ajudá-la a celebrar a Vida - é graças a todos e cada um de vós que ela viveu os mais extraordinários últimos meses da sua vida feliz e esperançosa”, acrescenta a família.
Em Portugal, são cerca de 400 as pessoas que padecem de fibrose quística, uma doença rara e incurável, que afeta múltiplos órgãos do aparelho digestivo, mas essencialmente os pulmões.