A diocese portuguesa de Braga e a moçambicana de Pemba vão consolidar o acordo de cooperação missionária.
A presença de D. António Juliasse em Portugal será aproveitada pela Arquidiocese de Braga e pela Diocese de Pemba para aprofundar a colaboração iniciada em 2014.
D. José Cordeiro, arcebispo primaz de Braga, confirmou à Renascença “a ideia de consolidar, e se possível melhorar, esse acordo de cooperação recíproca que já conta com oito anos”.
D. José Cordeiro sublinha que "evangelizar é a identidade da Igreja” e manifesta a vontade de “se poderem melhorar os caminhos [que as duas dioceses] fazem em conjunto para que se torne mais visível o rosto missionário da Igreja”.
“A Igreja existe para isso e quanto melhor pudermos fazer para que o Evangelho seja credível hoje, assim o faremos", sublinha.
Nestas declarações à Renascença, o arcebispo de Braga não esquece a necessidade de proximidade para com o povo que sofre “as agruras do terrorismo na região de Cabo Delgado”.
D. José Cordeiro refere que “as manifestações de solidariedade são muitas”.
O arcebispo recorda que “a missão é integral e obriga à atenção das pessoas porque é o Evangelho que nos leva a ir ao encontro das realidades mais preocupantes, mais frágeis; e isso impele à proximidade com o povo que sofre e de um modo especial também naquela zona de Cabo Delgado”.