O Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA) colocou sob aviso laranja os distritos do Porto, Viana do Castelo, Lisboa, Leiria, Aveiro, Coimbra, Braga, Faro, Setúbal e Beja devido à previsão de agitação marítima forte, com ondas que podem atingir os 12 metros.
Os 10 distritos vão estar sob aviso laranja entre as 15h00 de hoje e as 9h00 de quarta-feira, voltando depois a estar sob aviso laranja entre as 3h00 de quinta-feira e as 00h00 de sexta-feira.
Sob aviso amarelo devido à previsão de queda de neve acima de 600/800 metros, com acumulação acima de 800/1000 metros, estão os distritos de Bragança, Viseu, Porto, Guarda, Vila Real, Viana do Castelo, Leiria, Castelo Branco, Aveiro, Coimbra e Braga até às 9h00 de quarta-feira.
O IPMA colocou também os distritos de Bragança, Viseu, Porto, Guarda, Faro, Vila Real, Setúbal, Viana do Castelo, Lisboa, Leiria, Beja, Castelo Branco, Aveiro, Coimbra e Braga sob aviso amarelo entre as 12h00 e as 18h00 de quarta-feira devido à previsão de vento forte de sudoeste, com rajadas até 85 quilómetros por hora.
Os distritos de Viseu, Guarda, Santarém, Lisboa, Leiria, Castelo Branco e Coimbra também vão estar sob aviso amarelo entre as 9h00 e as 18h00 de quarta-feira por causa da chuva persistente, por vezes forte.
O agravamento das condições meteorológicas nos próximos dias, com chuva e vento forte, agitação marítima e queda de neve, levou a Autoridade Nacional de Emergência e Proteção Civil (ANEPC) a alertar a população para medidas preventivas.
Para esta terça-feira, o IPMA prevê períodos de chuva ou aguaceiros, em especial a partir da tarde e nas regiões Norte e Centro e queda de neve acima de 500/700 metros de altitude nas regiões Norte e Centro, podendo ocorrer nos pontos mais altos das serras de São Mamede e Monchique até ao início da manhã, subindo gradualmente a cota para 1100/1300 metros ao longo do dia.
As previsões apontam ainda para possibilidade de ocorrência de trovoada e queda de granizo, em especial até ao fim da manhã, vento fraco a moderado do quadrante oeste, soprando moderado a forte no litoral, com rajadas até 80 quilómetros por hora em especial a partir do fim da manhã, e nas terras altas, com rajadas até 100 quilómetros por hora na Serra da Estrela e descida de temperatura, sendo acentuada nas regiões do interior.