"Temos liberdade, deem-nos asas para a proteger". Zelensky pede aviões de combate ao Reino Unido
08-02-2023 - 14:14
 • Carla Fino , Diogo Camilo

Na primeira visita ao Reino Unido e a segunda ao estrangeiro desde a invasão russa, o Presidente ucraniano discursou no Parlamento britânico e ofereceu um capacete da Força Aérea para pedir aviões de combate em troca.

O presidente ucraniano, Volodymyr Zelensky, pediu esta quarta-feira ao Reino Unido aviões de combate para ajuda no combate às forças russas na Ucrânia.

No parlamento britânico, em visita-surpresa ao Reino Unido, Zelensky ofereceu simbolicamente um capacete da Força Aérea ucraniana ao Presidente da Câmara dos Comuns do Reino Unido, Lindsay Hoyle, em troca de “proteção pela liberdade” do seu país.

"Acredito que este símbolo nos ajude à nossa próxima aliança. A aliança dos aviões. Apelo-vos e ao mundo com as mais simples e também as mais importantes palavras: aviões de combate para a Ucrânia. Nós temos liberdade. Deem-nos asas para a proteger”, disse.

Esta manhã, Zelensky esteve reunido com o primeiro-ministro britânico, Rishi Sunak, tendo prevista uma reunião com o rei Carlos III esta tarde.

O presidente ucraniano foi convidado a participar presencialmente numa cimeira do Conselho Europeu, esta sexta-feira em Bruxelas, além da participação numa sessão extraordinária do Parlamento Europeu.