IRS. Termina esta sexta-feira o prazo para entrega de declaração
30-06-2023 - 05:23
 • Lusa

Dados do Ministério das Finanças indicam que o valor dos reembolsos já processados ascende a 2,6 milhões de euros.

Os contribuintes que ainda não entregaram a declaração do IRS relativa aos rendimentos de 2022, têm até esta sexta-feira para cumprir esta obrigação declarativa.

Os dados disponíveis no Portal das Finanças indicam que já foram entregues 5.788.545 declarações de IRS, sendo 3.634.187 de pessoas que apenas auferiram rendimentos das categorias A (trabalho dependente) e H (pensões) e 2.154.358 de outras tipologias, nomeadamente rendimentos da categoria B (trabalho independente), mais-valias ou prediais, por exemplo.

O limite do prazo para a entrega do IRS é sobretudo relevante para os contribuintes que não estão abrangidos pelo IRS automático, já que para estes, a declaração provisória efetuada pela Autoridade Tributária e Aduaneira (AT) converte-se em definitiva no final do prazo e é considerada como 'entregue'.

Os últimos dados divulgados pelo Ministério das Finanças indicam que o valor dos reembolsos já processados ascende a 2,6 milhões de euros, abrangendo cerca de 2,7 milhões de contribuintes.