A Direção-Geral da Saúde criou uma task force de "acompanhamento e atualização" do surto mundial de hepatite aguda em crianças, divulgou esta quinta-feira a autoridade de saúde, acrescentando que o caso suspeito em Portugal tem um diagnóstico de gripe A.
Esta "task force" terá como missão "o acompanhamento e atualização da situação internacional, a avaliação de risco a nível nacional e a elaboração de orientações técnicas para a deteção precoce de eventuais casos que venham a ser identificados no país", referiu a Direção-Geral da Saúde (DGS) em comunicado.
No contexto do surto internacional de "hepatite de etiologia desconhecida", a DGS constituiu uma task force em articulação com o Programa Nacional para as Hepatites Virais e com a Sociedade Portuguesa de Pediatria.
Como medidas contra este surto, a DGS recomenda a higienização das mãos e a etiqueta respiratória.
A autoridade de saúde adiantou ainda que em Portugal foi avaliada uma situação de hepatite aguda numa criança, "com evolução muito favorável, cujo quadro clínico e analítico não apresenta o perfil das hepatites de causa desconhecida descrito em alguns países".
"A situação continua a ser avaliada. Entretanto, a criança tem um diagnóstico de gripe do subtipo A", refere a DGS em comunicado.