As autoridades indonésias atualizaram o número de mortos causados pelo sismo seguido de tsunami: passou de 844 mortos para 1.234.
O novo balanço é avançado pela agência Reuters, que cita a agência nacional de desastres indonésia.
As equipas de resgate ainda não conseguiram chegar a todas as zonas afetadas, temendo as autoridades que este número suba.
Segundo a Cruz Vermelha, mais de 1,5 milhões de pessoas terão sido diretamente afetadas por esta catástrofe e o vice-presidente da Indonésia aponta já a possibilidade de o número de vítimas mortais chegar aos milhares.
Além do drama dos mortos, numa altura em que os corpos das vítimas do tsunami começam a dar à costa, existe a dificuldade de cuidar dos vivos, uma vez que a comida começa a ser limitada e há relatos de pessoas com dificuldade em adquirir água engarrafada.
A ajuda a sobreviventes e a feridos tem sido dificultada pelo difícil acesso às várias regiões afetadas, várias pontes colapsaram e muitas estradas estão cortadas.
A ilha de Celebes foi abalada por um sismo de magnitude 7.5 na sexta-feira passada. As autoridades emitiram imediatamente um alerta de tsunami, mas acabaram por levantá-lo, uma vez que o sistema não detetou as ondas gigantes que acabariam mesmo por atingir a costa da ilha.