O Presidente norte-americano, Donald Trump, anunciou esta sexta-feira tarifas de 25%, no valor de 50 mil milhões de dólares (42,6 mil milhões de euros), sobre importações provenientes da China. Pequim vai responder na mesma moeda.
Trump acusa os chineses de roubo de propriedade intelectual e vai aplicar taxas a mais de 800 produtos.
O Presidente norte-americano garante que, se Pequim retaliar nesta guerra comercial, vai tomar medidas ainda mais duras.
“Os Estados Unidos vão aplicar tarifas adicionais se a China avançar com medidas de retaliação, como a imposição de novas tarifas contra os bens norte-americanos, serviços ou produtos agrícolas; subindo as barreiras não-alfandegárias ou tomar ações punitivas contra exportações americanas ou companhias americanas a operar na China”, avisa Donald Trump, em comunicado.
Esta eventual segunda onda de tarifas será de 100 mil milhões de dólares, cerca de 85 mil milhões de euros.
Horas depois do anúncio de Trump chegou a resposta. A China vai aplicar taxas no valor de 50 mil milhões de dólares a 659 produtos norte-americanos, a partir de 6 de julho, avança o Governo de Pequim.
A medida apresentada esta sexta-feira por Donald Trump acontece depois de os EUA terem decidido aplicar tarifas ao aço e alumínio da União Europeia, Canadá e México.
[notícia atualizada às 20h43 - com a resposta da China]