Veja também:
- Os últimos números da pandemia em Portugal e no mundo
- Todas as notícias sobre a pandemia de Covid-19
- Guias e explicadores: as suas dúvidas esclarecidas
- Boletins Covid-19: gráficos, balanços e outros números
A Organização Mundial da Saúde (OMS) fez chegar esta quarta-feira 600 mil doses de vacinas anti-Covid ao Gana.
Trata-se do primeiro lote de vacinas distribuídas ao abrigo do programa Covax, que tem por objetivo partilhar vacinas com os países em desenvolvimento.
As vacinas foram descarregadas em Accra, esta quarta-feira e serão destinadas em primeiro lugar a profissionais de saúde e pessoas com antecedentes médicos, idosos acima dos 60 e dirigentes políticos. A vacinação deve começar na próxima semana neste país de cerca de 30 milhões de habitantes.
O Gana foi escolhido como primeiro destino de vacinas ao abrigo da Covax depois de ter garantido conseguir fazer uma distribuição rápida e de ter preenchido os restantes critérios exigidos pela OMS.
Ainda esta semana a organização espera fazer outra entrega na Costa do Marfim.
Até ao final do ano o programa Covax espera poder distribuir cerca de dois mil milhões de vacinas.
As vacinas entregues ao Gana esta quarta-feira foram produzidas pela Serum Institute, na Índia, e desenvolvidas pela AstraZeneca e pela Universidade de Oxford. Todas as vacinas do programa Covax são pagas através de donativos. Para além de tratar do fornecimento das vacinas a OMS está a trabalhar para treinar o pessoal que as vai administrar e ainda de garantir condições de preservação.