FC Porto oficializou, esta terça-feira, a compra de David Carmo ao Braga.
Em comunicado à Comissão do Mercado de Valores Mobiliários (CMVM), o FC Porto informa que paga 20 milhões de euros à cabeça pelo defesa-central. O valor da transferência pode aumentar em até 2,5 milhões de euros, dependentes da concretização de objetivos desportivos.
Trata-se do maior negócio de sempre entre clubes portugueses. Supera os 16,4 milhões de euros pagos pelo Benfica ao Braga por Rafa e os 16 milhões investidos pelo Sporting em Paulinho, também ex-Braga.
David Carmo assinou contrato válido por cinco temporadas, isto é, até 2027, e fica com cláusula de rescisão de 80 milhões de euros.
Formado no Braga, o central português, de 22 anos, estreou-se na equipa principal na época 2019/20. A meio da temporada seguinte, sofreu uma lesão grave que o arredou dos relvados durante um ano. Regressou à ação a meio de 2021/22 e foi a tempo de se destacar nos 17 jogos, com um golo marcado, que disputou. Exibições que lhe valeram a chamada à seleção nacional, pela primeira vez, apesar de não se ter estreado.
David Carmo despede-se do Sporting de Braga com 57 jogos realizados e um golo marcado, e uma Taça de Portugal conquistada.