Veja também:
- Os últimos números da pandemia em Portugal e no mundo
- Todas as notícias sobre a pandemia de Covid-19
- Guias e explicadores: as suas dúvidas esclarecidas
- Boletins Covid-19: gráficos, balanços e outros números
Começa neste domingo a primeira fase da vacinação contra a Covid-19 em Portugal. No Porto, a primeira vacina será dada às 10h00, no Hospital de São João. Uma hora depois, é a vez do Hospital de Santo António.
“Está tudo pronto para começarmos, às 11h00, a vacinação”, garante à Renascença o diretor clínico do Centro Hospitalar Universitário do Porto, que integra o Hospital de Santo António.
Segundo José Barros, já neste domingo, irão ser vacinados 600 profissionais e acrescenta: “domingo, segunda e terça, 600 por dia”.
“Com este primeiro plano, iremos vacinar apenas profissionais que prestam apenas cuidados diretos aos doentes. Médicos, enfermeiros, assistentes operacionais e nem todos. Tivemos uma estratificação de risco, por ordem decrescente de contacto direto e de perigosidade com os doentes e, portanto, e nem esgotamos essa lista na primeira fase”, adianta o diretor clínico.
Ficam dois terços de profissionais do centro hospitalar por vacinar no primeiro trimestre de 2021. “Pessoal administrativo, da logística, dos financeiros, dos recursos humanos, portanto, há muita gente ainda do hospital que não vai ser vacinada ainda nesta fase”.
A adesão à vacinação foi “massiva”, diz José Barros. “Praticamente 100%. Tivemos, em quase dois mil convites, 16 recusas explícitas”, indica.
“As pessoas querem vacinar-se e acreditam na vacina, não tanto numa perspetiva individual, mas de proteção coletiva, de quebra das cadeias de transmissão”, explica à Renascença.
O primeiro lote de vacinas chegou no sábado a Portugal. O plano de vacinação começa neste domingo.