A Polícia Federal (PF) anunciou o desmantelamento de um cartel brasileiro que traficava cocaína para a Europa, após a apreensão em Portugal desse estupefaciente escondido num carregamento de açaí.
Em comunicado, as autoridades brasileiras detalharam que a operação policial internacional foi coordenada pela Europol com o ápio da Polícia Federal brasileira, Guarda Civil espanhola e da Polícia Judiciária portuguesa.
No total foram detidas 31 pessoas ao longo da operação.
"Em 4 de maio último, foram realizadas incursões coordenadas na Espanha e em Portugal. Vinte buscas domiciliárias foram realizadas na Espanha (províncias de Málaga, Córdoba, Madrid, Cantábria e Vizcaya) e quatro em Portugal (Cascais e Sintra), resultando em 24 detenções. Mais de 73kg de metanfetamina, cinco armas de fogo e mais de 116 mil euros em numerário foram apreendidos", lê-se no comunicado da Polícia Federal do Brasil.
"Esta série de detenções soma-se à apreensão, em junho de 2022, no porto de Sines, Portugal, de 800kg de cocaína ocultos em meio a uma carga de açaí congelada, originária do Brasil", detalhou a PF.