A Direção-Geral de Alimentação e Veterinária (DGAV) anunciou, em comunicado, que passa a ser permitido a produção e comercialização de sete espécies de insetos em Portugal.
De acordo com a nota, a regra inclui dois tipos de grilos, dois tipos de larvas, dois de gafanhotos e um besouro. Os insetos podem ser comercializados inteiros, mas apenas mortos ou moídos, sendo também proibida a venda de extratos dos mesmos.
A DGAV alerta no entanto que algumas "espécies de insetos podem causar alergias ou alergias cruzadas, especialmente para quem sofre de alergia a marisco. Assim, é importante que os consumidores sejam claramente informados na rotulagem e na comercialização, que um alimento contém insetos e de que espécie são".
A venda destes insetos ainda não foi totalmente autorizada em Portugal, uma vez que precisam de ser aprovadas pela Comissão Europeia, que avalia o risco das espécies.
O Tribunal de Justiça Europeu permite a comercialização dos produtos durante o período transitório. A importação destes produtos é apenas permitida do Canadá, Suíça, Coreia do Sul, Tailândia e Vietname.