Uma cidadã espanhola, diretora de uma organização não-governamental, morreu na Ucrânia, em resultado de um ataque russo que atingiu a viatura em que seguia, informou o Governo espanhol, citado pela agência Europa Press.
Em declarações à comunicação social em Nova Deli, onde se encontra para participar na cimeira do G20, o ministro dos Assuntos Externos em funções, José Manuel Albares, disse que o Governo espanhol recebeu "a confirmação verbal" da morte de Emma Igual, diretora da Road to Relief, que, desde 2022, ajuda a retirar civis da frente de batalha na Ucrânia e entrega ajuda humanitária nas zonas mais afetadas pela guerra.
O ministro espanhol acrescentou que Madrid aguarda ainda "uma confirmação certificada da parte das autoridades ucranianas".
A Road to Relief já tinha publicado na rede social Instagram que o veículo em que viajavam quatro elementos da sua equipa tinha sido atingido num ataque russo ocorrido no sábado de manhã.
A equipa de quatro elementos - um alemão, um sueco, um canadiano e a espanhola Emma Igual - viajava de Sloviansk para Bakhmut, para avaliar as necessidades dos civis presos no fogo cruzado em curso na cidade de Ivanivske, na região de Donetsk.
A organização informou, na altura, que os dois primeiros ficaram feridos e que o terceiro morreu, mas desconhecia o que acontecera a Emma Igual.