O cardeal D. António Marto reiterou o seu apelo em favor da Cáritas de Leiria-Fátima, para a qual destinou a renúncia quaresmal da diocese, em 2021.
Antecipando o início da Semana Nacional Cáritas, o bispo de Leiria-Fátima lançou uma mensagem em vídeo onde lembra que as Cáritas diocesanas estão "em dificuldades económicas porque no ano passado não foi possível fazer o habitual peditório de rua nem o previsto ofertório".
D. António Marto diz que, depois de consultado o conselho de vigários, a Diocese decidiu corresponder ao apelo da presidente da Cáritas nacional para destinar a renúncia quaresmal à Cáritas de cada diocese, tendo presente o "aumento exponencial do número cada vez maior de pessoas e famílias que recorrem às Cáritas diocesanas”.
Na mesma mensagem, o prelado faz um apelo a todos e a cada um dos cristãos da diocese que sejam generosos nesta partilha, lembrando-nos daquilo que o Papa Francisco diz: “O pouco se partilhado com amor nunca acaba mas transforma-se em reserva de vida e de felicidade, porque Deus não se deixa vencer em generosidade e há mais alegria em dar do que em receber, como diz Jesus".
A semana Cáritas começa no domingo, dia 28 de fevereiro e prolonga-se até 7 de março.