Os Estados Unidos detetaram o primeiro caso do novo coronavírus numa pessoa proveniente da China, foi esta terça-feira anunciado pelas autoridades de saúde norte-americanas.
O paciente foi diagnosticado com o coronavírus na cidade de Seattle, na costa Oeste dos Estados Unidos.
Os primeiros casos do surto foram registados em Wuhan, na região central da China, e espalharam-se a outras cidades, como Pequim ou Xangai. Há centenas de casos confirmados e, pelo menos, seis pessoas já morreram na China.
O coronavírus também já chegou a outros países, nomeadamente à Coreia do Sul, Tailândia, Japão e agora aos Estados Unidos.
A Organização Mundial de Saúde (OMS) vai reunir de emergência o seu comité de peritos, esta quarta-feira, para avaliarem e decidirem se o surto que começou na China constitui uma emergência internacional.
Os casos por infeção por coronavírus, que é transmissível entre seres humanos, podem chegar a Portugal. O alerta parte do presidente da Associação Nacional de Médicos de Saúde Pública, Ricardo Mexia.
O especialista diz que “essa possibilidade existe porque vivemos num mundo global, onde se viaja com facilidade, o que propicia que os casos de infeção possam disseminar-se”.
O presidente da Associação Nacional de Médicos de Saúde Pública, acrescenta, no entanto, que “localmente já existe um sistema montado para identificar os casos de uma forma mais ágil”.