Mais de meio século depois da sua fundação, os Fleetwood Mac voltaram a estar na moda.
Um dos mais famosos 'singles' da banda, "Dreams", registou esta semana 8,47 milhões de "streams" nos Estados Unidos, de acordo com a "Billboard". Não só isso como o álbum original a que a música pertence, o "Rumors", voltou às tabelas de vendas norte-americanas – o que não acontecia há sete anos.
Tudo isto graças a um vídeo publicado na internet, concretamente no TikTok, que em poucos dias se tornou viral.
Fleetwood Mac, um skate em plena autoestrada e um sumo de frutos silvestres. Foram estes os ingredientes da receita que catapultou a banda de volta às tabelas de vendas nos EUA, na forma de um vídeo que, esta quinta-feira, contava já com mais de 5.3 milhões de visualizações no TikTok.
O protagonista? Nathan Apodaca, nome de utilizador @420doggface208, que gravou um vídeo a cantar em playback a música "Dreams", 43 anos depois do seu lançamento.
Era um dia normal para Nathan Apodaca; 8h00 da manhã, enquanto se dirigia para o trabalho numa fábrica de batatas em Idaho Falls, o seu carro velho ficou sem bateria - algo que, garante o norte-americano, é comum acontecer.
Foi a desculpa perfeita para pegar no skate e fazer um vídeo a navegar a autoestrada em cima da tábua, enquanto bebia o seu sumo e com a "Dreams" a tocar.
O vídeo foi um sucesso imediato, sobretudo depois de a banda anglo-americana ter decidido partilhá-lo na sua conta de Twitter a declarar “Adoramos isto”.
O baterista dos Fleetwood foi ainda mais longe e recriou o vídeo. “O @420doggface208 tinha razão. A Dreams com um sumo de frutos silvestres bate de maneira diferente”, escreveu.
A Mick Fleetwood juntaram-se entretanto várias pessoas em todo o mundo com as suas versões do vídeo original, cantando em playback os mesmos versos que Nathan escolheu para o seu vídeo - "It's only right that you should/ Play the way you feel it."
Entrevistado pelo "New York Times", o protagonista explicou que se limitou a gravar “apenas um vídeo no TikTok onde todos sentiram a 'vibe'" dos Fleetwood Mac e do poder dos sonhos, o tema da canção. "Estou feliz por ter feito o mundo relaxar por um minuto”, diz Nathan.
Inspirados por Nathan Apodaca, vários utilizadores das redes sociais recriaram o vídeo, com a música dos Fleetwood Mac como banda sonora. Foi o caso de um grupo de militares norte-americanos, que gravaram um clip durante mais um dia de patrulha de helicóptero.
Mas também já há vídeos com montagens de Donald Trump ou de uma "abóbora" a andar de skate e a beber café com leite. A imaginação é o limite.