O Governo vai aceitar uma proposta da Iniciativa Liberal (IL), no Orçamento do Estado para 2023, para que sejam colocadas, em todo o país, máquinas para reciclagem de embalagens.
Ao segundo dia de debate e votação das propostas de alteração ao Orçamento do Estado, na especialidade, é a primeira proposta da IL a ser aprovada pela maioria socialista.
No debate na Assembleia da República, o deputado Bernardo Blanco, da IL, pede rapidez ao Governo a implementar este sistema.
“Esse sistema consiste em milhares de máquinas pelo país, nos supermercados, nos cafés, nos restaurantes, onde as pessoas podem colocar a sua embalagem e reaver uma parte do custo que tiveram”, afirma Bernardo Blanco.
O parlamentar da Iniciativa Liberal dá um exemplo: “Uma garrafa de água, se custou 1,10 euros, podemos colocá-la lá, reciclar e rever 10 cêntimos desse custo. Aumentamos a reciclagem, aumentamos a poupança de recursos e promovemos a economia circular”.
A resposta positiva veio do secretário de Estado da Energia, João Galamba.
“Apenas para dizer ao senhor deputado da Iniciativa Liberal que apoiamos a proposta, ela enquadra-se exatamente na intervenção que o Governo está a finalizar. O decreto de lei está pronto, mas apoiamos, parece-nos uma boa medida e está em linha com o que nós propomos fazer”, referiu o secretário de Estado.