Fuga para o título ou final no "photo finish"? As contas do título do campeonato passam, esta sexta-feira, pelo clássico da jornada 27, entre o líder Benfica e o campeão FC Porto, às 18h00, no Estádio da Luz.
As atenções estão viradas para a cidade de Lisboa, onde o clássico pode acentuar diferenças e abrir o caminho do título às águias ou fazer renascer a esperança dos dragões, a dez pontos da liderança.
Ou seja, uma vitória do FC Porto reduz a diferença para sete pontos, a sete jornadas do fim, um empate deixa tudo na mesma e um triunfo do Benfica aumenta a vantagem do líder para 13 pontos.
Há, ainda, a ter em atenção o Sporting de Braga e o Sporting. Os arsenalistas estão a dois pontos do Porto e saltarão para o segundo lugar se os dragões perderem na Luz. Já os leões, que estão a sete pontos, ganharão nova esperança na luta pelo pódio e pelo "top-2".
O Benfica tem o plantel praticamente na máxima força. A exceção é Gonçalo Guedes, reforço de inverno, que continua de fora.
No FC Porto, estão em dúvida os lesionados Zaidu, João Mário e Evanilson. Já Diogo Costa e Pepe estão aptos para ir a jogo.
Na conferência de imprensa de antevisão, Roger Schmidt garantiu que, mesmo que o Benfica ganhe o clássico, o que lhe daria uma vantagem de 13 pontos, só festejará o título quando for uma certeza matemática.
"Claro que se ganharmos a probabilidade de sermos campeões será mais alta, mas enquanto não formos mesmo campeões não sentirei que já somos campeões", sublinhou o treinador do Benfica.
Na cabeça de Sérgio Conceição, "há só uma palavra: vitória". O treinador do FC Porto, que nem considera a hipótese de não sair com os três pontos da Luz, recusa, portanto, preocupar-se com a possibilidade de perder o segundo lugar para o Sporting de Braga, que está a dois pontos.
"Se caminhamos e olhamos constantemente para trás, corremos o risco de bater em alguém ou tropeçar. É importante percebermos a força e a qualidade do Braga e do Sporting. Mas nós temos de olhar para a frente, senão corremos o risco de tropeçar", frisou o técnico, na quinta-feira.
As portas do Estádio da Luz abrem às 16h00. A Polícia de Segurança Pública, que estima a presença de mais de 60 mil espectadores, mais de dois mil deles do Porto, pediu "fair play" também fora do estádio.
FC Porto e Benfica defrontam-se às 18h00, na Luz, com arbitragem de Artur Soares Dias e Luís Godinho no VAR. Jogo com relato online da Renascença, em direto, e acompanhamento ao minuto em rr.sapo.pt.