​Donald Trump ameaça países que não apoiem candidatura dos EUA ao Mundial
27-04-2018 - 10:51

Os norte-americanos apresentaram candidatura à organização do Campeonato do Mundo de futebol de 2026, em conjunto com Canadá e México.

O presidente norte-americano utilizou a rede social Twitter para ameaçar os países que não apoiem a realização do Mundial 2026 nos Estados Unidos da América. Donald Trump ameaça não apoiar, na esfera política, os países que não apoiem a candidatura conjunta dos EUA, Canadá e México ao Mundial 2026. A outra candidatura é de Marrocos.

"Os Estados Unidos construíram uma candidatura forte para o Mundial de 2026, juntamente com o Canadá e o México. Seria vergonhoso se os países que sempre apoiámos fizessem "lobby" contra a candidatura americana. Porque é que devemos apoiar esses países quando eles não nos apoiam (incluindo nas Nações Unidas)?”. Foi a esta a forma em que Trump colocou a questão.

No ínicio de abril, o presidente da Federação Francesa de Futebol (FFF), Noel Le Graet, em entrevista ao jornal "L’Équipe", disse apoiar a candatura marroquina. “Não me vejo a não apoiar um país próximo de nós. Só houve um Mundial em África [África do Sul, 2010], não é muito. França é uma só voz, mas pode dar um impulso à Europa para escolher Marrocos”, disse o presidente da FFF ao jornal francês.

A decisão será tomada pela FIFA no dia 13 junho, na Rússia. O congresso do órgão máximo do futebol internacional reúne em Moscovo para a votação numa das duas candidaturas.