Veja também:
- Os últimos números da pandemia em Portugal e no mundo
- Todas as notícias sobre a pandemia de Covid-19
- Guias e explicadores: as suas dúvidas esclarecidas
- Boletins Covid-19: gráficos, balanços e outros números
As pessoas com mais de 55 anos podem, a partir desta quinta-feira, ser vacinadas contra Covid-19 sem necessidade de marcação prévia no caso das primeiras doses.
“A partir de 17 de junho a modalidade “casa aberta” fica disponível para a vacinação de primeiras doses de utentes com idade superior a 55 anos, avança o grupo de trabalho que coordena o processo de vacinação.
Para serem vacinados nesta modalidade, os utentes "devem obrigatoriamente dirigir-se ao Centro de Vacinação do local onde estão inscritos no Centro de Saúde”, explica a "task force".
Noutro plano, a Câmara de Lisboa anunciou o alargamento do horário de funcionamento dos centros de vacinação contra a Covid-19 a partir de segunda-feira.
A partir da próxima segunda-feira, 21 junho, o horário será alargado por mais uma hora (de 9 para 10 horas diárias), indica a autarquia, em comunicado.
"Num segundo momento, na primeira semana de julho, para 14 horas diárias, das 8h às 22h, incluindo ao sábado e domingo. Esta medida significa um potencial de mais 15 mil doses ministradas por semana", adianta o executivo camarário liderado por Fernando Medina.
Um quarto da população portuguesa já completou a vacinação contra a Covid-19 e, pelo menos 41% têm uma dose, segundo o relatório divulgado esta semana pela Direção-Geral da Saúde.
Desde a chegada da pandemia a Portugal, em março do ano passado, 17.055 mortes devido à Covid-19 e 817 mil casos, de acordo com os dados de quarta-feira.