Santana anuncia que não será candidato a Belém
27-08-2015 - 19:40

Presidência da República fora dos planos do antigo primeiro-ministro.

O antigo primeiro-ministro e líder do PSD Pedro Santana Lopes anunciou esta quinta-feira que não será candidato à Presidência da República.
 
A decisão do actual provedor da Santa Casa da Misericórdia e comentador da Renascença foi divulgada através de um comunicado enviado à Agência Lusa.

"Não serei candidato à Presidência da República nas próximas eleições. Tomei esta decisão, considerando os meus deveres enquanto Provedor da Santa Casa da Misericórdia de Lisboa e, também, as minhas responsabilidades profissionais", justifica Santana Lopes, invocando igualmente como relevante a importância de manter a disponibilidade para a sua família.

O anúncio da sua não candidatura nada ter a ver com o resultado das próximas legislativas, garante. "Deixar a divulgação desta decisão para depois de 4 de Outubro nunca permitiria esclarecer uma provável dúvida desse teor", sublinha, acrescentando que seja a decisão negativa "em nada perturba, nem mistura, só clarifica".

Pedro Santana Lopes era apontado como um dos possíveis candidatos da direita à Presidência da República, juntamente com nomes como Marcelo Rebelo de Sousa e Rui Rio.

Em Janeiro deste ano, ainda admitiu entrar na corrida a Belém, salientando que nunca seria uma candidatura “contra ninguém”, nomeadamente, contra Marcelo Rebelo de Sousa.

Dois meses depois, Pedro Santana Lopes disse à Renascença não ter dúvidas de que preenchia o requisito para ser Presidente na altura defendido por Cavaco Silva: experiência em política externa.