O aeroporto da ilha espanhola de La Palma retomou, este sábado, a sua atividade, interrompida de novo quinta-feira devido à nuvem de cinzas resultantes da erupção do vulcão de Cumbre Vieja, que afetou os voos programados na ilha.
A Aeroportos Espanhóis e Navegação Aérea (AENA) publicou nas suas contas nas redes sociais que, apesar de acordada a retoma da atividade no aeroporto de La Palma, continuam em curso operações de limpeza das cinzas nas zonas que ainda não estão operacionais.
Assim, a AENA aconselha os passageiros com voos previstos que consultem previamente as respetivas companhias aéreas.
O aeroporto de La Palma foi novamente fechado na última quinta-feira devido à nuvem de cinzas causada pela erupção do vulcão Cumbre Vieja durante duas semanas e meia.
Este foi o segundo encerramento deste aeroporto desde que o vulcão entrou em erupção a 19 de setembro, obrigando à retirada de mais de seis mil pessoas das zonas afetadas, onde mais de mil edifícios foram destruídos pela lava.
O Instituto Nacional Geográfico detetou 37 movimentos sísmicos nas últimas horas, entre os quais a maior magnitude, registada em Fuencaliente a uma profundidade de 14 quilómetros, atingiu 4,1.
A lava já cobriu um total de 480,5 hectares, destruíndo 1.200 edifícios e infraestruturas.