As relações entre Portugal e Angola decorrem num clima de normalidade, garante à Renascença o ministro da Defesa, que está de visita a Luanda.
Azeredo Lopes adianta que os dois países se preparam para começar a preparar a visita de António Costa a Luanda.
“O que aqui está em causa, neste momento é o facto de, com toda a normalidade, o Ministério dos Negócios Estrangeiros e o Ministério dos Assuntos Exteriores de Angola irem agora começar a preparar, ao ritmo que determinarem e nas circunstâncias que determinarem, como aliás acontece em qualquer visita oficial, a visita do primeiro-ministro de Portugal”, afirmou.
A novidade chega depois de, na segunda-feira, o ministro da Defesa ter tido uma reunião inesperada com o Presidente angolano, João Lourenço. Foi logo no primeiro dia da visita oficial, a primeira de um governante português a Luanda depois do processo de o ex-presidente Manuel Vicente ter sido remetido para a justiça angolana.
Da agenda constava apenas uma reunião com o ministro angolano da Defesa, mas Azeredo Lopes acabou por ser convidado para uma audiência com João Lourenço.
No final, o ministro português garantiu que não são “pequenos incidentes” que irão perturbar uma relação de “história comum, de amizade e de cooperação”.