O título de Melhor Filme de Turismo do Mundo, na categoria Produtos Turísticos, foi atribuído ao filme “The Majestic Adventures of Ofelia de Sousa”.
Para o presidente da entidade Turismo do Porto e Norte de Portugal (TPNP), Luís Pedro Martins, “é o corolário de um trabalho incrível de posicionamento da região, que nos permitiu aumentar a nossa notoriedade e posicionamento”.
“É uma honra vencermos um prémio que nunca tinha sido conquistado por Portugal”, acrescenta.
A cerimónia da 34.ª edição dos World’s Tourism Film Awards aconteceu na quinta-feira, em Valência (Espanha), tendo sido distinguidos os vencedores das categorias “Cities”, “Regions”, “Countries”, “Services” e “Tourism Products”.
Luís Pedro Martins, presidente do Turismo do Porto e Norte de Portugal, que esteve presente no evento para receber o prémio desta última categoria, assinala que “esta vitória é mais um incentivo para todos os parceiros do Porto e Norte, que após dois duros anos, com o seu esforço, permitiram o regresso fulminante do setor a valores pré-pandemia”.
Com a melhor pontuação entre todas as categorias a concurso, “The Majestic Adventures of Ofelia de Souza” ficou em primeiro lugar neste ranking graças aos pontos conquistados na sequência dos prémios recebidos nos dez festivais que compõem o circuito mundial do CIFFT. Um circuito onde concorreu com 34 outros filmes promocionais estrangeiros, na categoria “Tourism Products”.
Aposta na comunicação dá resultados
No entender de Luís Pedro Martins “os prémios conquistados pelo filme ‘Ofélia de Souza’ comprovam a aposta feita numa comunicação muito disruptiva, criativa, original e de certa forma arriscada, no segmento de Turismo de Negócios, no qual a região tem um potencial muito elevado quer pela qualidade dos espaços aqui existentes, quer pela oferta existente na vertente social no pré e pós-eventos”.
O presidente do Turismo do Porto e Norte adianta que só este ano já foi possível captar mais de uma centena de eventos, como o M&I Forum (Porto), a AITO Overseas Conference (Braga), o Wordcamp Europe (Porto), contribuindo para trazer ao Porto e Norte mais de 32 mil pessoas.
O filme que estreou em outubro de 2021, com pouco mais de três minutos de duração, tem como estrela principal Ofelia de Souza, uma experiente e extravagante organizadora de eventos e epicurista de 72 anos, que fielmente acompanhada dos seus assistentes (“Ofelier” e “Ofeliette”), partilha dicas e segredos para escolher e aproveitar um dos melhores destinos de turismo de negócios do mundo.
No Japan World’s Tourism Film Festival, o filme conquistou o Grand Prix do festival e o primeiro lugar na categoria “Tourism Products”. Seguiram-se as vitórias no New York Festivals TV & Film Awards, em abril, onde conquistou o Gold Trophy, na categoria “Corporate Image – Tourism”, e em Cape Town, no International Tourism Film Festival Africa, em maio, onde recebeu o Grand Prix, na categoria “Tourism International” e o Gold Award em “Tourism Products”.
Em setembro, o filme foi um dos vencedores do Terres Travel Festival, em Barcelona, tendo recebido o Gold Award na categoria “Tourism Products - MICE”, e, em outubro, foi premiado nos festivais Zagreb TourFilm Festival, Cannes Corporate Media & TV Awards e ART&TUR - International Tourism Film Festival.
Em Zagreb, o filme levou para casa o prémio de “Best Event Film”; em Cannes o Gold Trophy na categoria “Tourism Products”; e, por fim, em Ourém, foi o mais premiado do festival, tendo conquistado o Grand Prix na competição nacional e internacional, o prémio “Best Promotional Film ART&TUR 2022” e o primeiro lugar na categoria “MICE', também na competição nacional e internacional.
Por fim, no Amorgos Tourism Film Festival, o festival grego que fechou o circuito do CIFFT, o filme promocional do Turismo do Porto e Norte conquistou ainda o segundo prémio na categoria “Tourism Products”.
Incentivo adicional para a região
O presidente do Turismo do Porto e Norte lembra que tem sido feita uma aposta muito forte de promoção da região nos mercados externos e, em particular, nos países emissores que nos são mais próximos e que representam a maior fatia de turistas que visitava a região até ao início de 2020.
“O trabalho foi muito meritório e os resultados já têm reflexos nos índices de procura da região, tendo fechado o ano com um recorde absoluto de turistas”, sublinha Luís Pedro Martins, acrescentando que, “em 2019 foram contabilizadas quase 11 milhões de dormidas na região, num registo que patenteia um crescimento histórico de 9,7 por cento, o maior a nível nacional”.
Arrecadar o prémio de melhor filme de Turismo do mundo é visto como um incentivo adicional para a região, e para os parceiros do Turismo do Porto e Norte, numa altura em que o turismo dá claros sinais de retoma.
“Só entre janeiro e setembro, já ultrapassámos o número de hóspedes de 2019, em 2,4%. E mesmo em termos de dormidas, tendo em conta que nos primeiros três meses de 2022 o número de turistas no país ainda era muito reduzido, devido às restrições impostas pela pandemia, os dados são muito animadores. Comparando o acumulado entre janeiro e setembro, estamos também à frente de 2019, com mais 6,1% de dormidas”, conclui.