Os astronautas Suni Williams e Barry “Butch” Wilmore estão bem, mas podem ficar presos no espaço por mais oito meses, admitiu esta quarta-feira a NASA, que continua a trabalhar numa solução com a Boeing.
Sunita e Barry partiram a 5 de junho e deveriam passar apenas oito dias na Estação Espacial Internacional. Mas problemas técnicos na nave Starliner, da Boeing, adiaram o regresso à Terra.
Em conferência de imprensa, os responsáveis da agência espacial norte-americana adiantam que uma decisão final será tomada no final de agosto.
Há duas possibilidades em cima da mesa: ou regressam no Starliner, da Boeing, ou na nave Dragon, da concorrente SpaceX.
A NASA está a trabalhar com a Boeing para tentar resolver a situação. A agência garante que ainda confia na Starliner e que a nave ainda poderá ser usada para voltar para casa em caso de emergência.
Se a solução for regressar à Terra no módulo da SpaceX, os dois astronautas podem ficar mais oito meses no espaço.
No entanto, não poderão fazer a viagem com os fatos espaciais usados na Starliner, por questões técnicas. Terão de regressar à Terra sem os fatos, o que acarreta vários riscos.
De acordo com a NASA, Suni Williams e Barry “Butch” Wilmore estão bem e a trabalhar a bordo da estação espacial internacional.