O autoagendamento da vacinação contra a Covid-19 na faixa etária entre os 40 e os 44 anos será aberto esta semana. Fonte da "task force" esclareceu à Renascença que o processo estará em curso "muito em breve". A previsão é de que aconteça nos próximos dias.
Este esclarecimento surge na sequência de uma informação, apurada pela Renascença, de que o autoagendamento da vacinação daquela faixa etária iria acontecer a partir da terceira semana de junho, depois de a data indicativa anunciada ter sido 6 de junho.
Num desenvolvimento conhecido durante a tarde desta segunda-feira, foi anunciado o autoagendamento de utentes a partir dos 43 anos.
Desde sexta-feira que era possível o agendamento para as pessoas com mais de 45 anos. Quem se propuser terá vaga a partir de 14 de junho.
Portugal já ultrapassou a marca das seis milhões de doses de vacinas administradas, das quais cerca de 3,8 milhões correspondem a primeiras doses e cerca de 2,2 milhões a segundas doses.
A informação foi divulgada em comunicado pelo Ministério da Saúde, segundo o qual 40% da população portuguesa (incluindo Regiões Autónomas) já recebeu pelo menos uma dose da vacina e mais de 22% já tem o esquema vacinal completo.
"O país está assim cada vez mais perto de alcançar a meta definida de ter 70% da população vacinada com pelo menos uma dose até ao mês de agosto", diz-se no comunicado.
Em Portugal, morreram 17.034 pessoas dos 852.646 casos de infeção confirmados, de acordo com último boletim da Direção-Geral da Saúde.
A pandemia provocou, pelo menos, 3.723.381 mortos no mundo, resultantes de mais de 172 milhões de casos de infeção, segundo um balanço feito pela agência francesa AFP.
[notícia atualizada no dia 7 de junho, às 13h00, com esclarecimento da "task force" sobre a data do autoagendamento da vacinação contra a Covid-19 da faixa etária entre os 40 e os 44 anos]