Veja também:
O Presidente norte-americano reagiu aos ataques do Irão contra bases no Iraque através da rede social Twitter. Donald Trump diz que “está tudo bem” e promete uma declaração para esta quarta-feira.
"Está tudo bem. Foram lançados mísseis a partir do Irão contra duas bases militares no Iraque. A avaliação de baixas e estragos está a decorrer. Até agora, tudo bem! Temos as forças armadas mais bem equipadas e poderosas do mundo, de longe! Farei uma declaração amanhã de manhã", escreveu o líder dos Estados Unidos.
Esta é a primeira reação do Presidente dos Estados Unidos aos ataques contra as bases de Al-Asad e Erbil, no Iraque, onde estão estacionados militares norte-americanos.
Os bombardeamentos com mísseis foram a resposta ao assassinato do "número dois" do regime de Teerão, o general Qassem Soleimani, morto num ataque com um drone dos EUA.
O ministro iraniano dos Negócios Estrangeiros, Mohammad Javad Zarif, garantiu esta quarta-feira, através da rede social Twitter, que o Irão “não procura uma escalada [da violência] ou começar uma guerra”, mas garante que Teerão “vai defender-se de qualquer agressão [norte-americana]”.
Javad Zarif escudou-se ainda no artigo 51.º da Carta das Nações Unidas, que prevê a legítima defesa, individual ou coletiva, no caso de ocorrer um ataque armado contra um membro da organização.
Segundo o ministro dos Negócios Estrangeiros do Irão, o país sofreu “ataques cobardes contra cidadãos e altos funcionários” do regime.