O Presidente norte-americano iniciou esta quinta-feira a sua primeira visita oficial ao Reino Unido. Antes de aterrar, Donald Trump disse não ter problemas em ser recebido com protestos e chegou a afirmar “eles gostam muito de mim”.
O avião Air Force One que transportou Trump e a mulher Melania desde Bruxelas, onde o líder americano marcou presença na cimeira da NATO, aterrou no aeroporto de Stansted, pelas 13h50.
Trump foi recebido com honras militares e depois seguiu de helicóptero para a embaixada dos Estados Unidos em Londres, onde está concentrado um grupo de manifestantes.
O Presidente dos EUA janta esta quinta-feira com a primeira-ministra britânica, Theresa May, no Palácio de Blenheim, que já foi a casa de Winston Churchill. Em cima da mesa vão estar, sobretudo, as relações económicas entre os dois blocos.
À espera de Trump vão estar centenas de manifestantes que já se começaram a juntar nas imediações do palácio, controlados por um forte contingente de segurança.
May enfrenta uma crise no Governo por causa do seu plano para o Brexit, que levou à demissão do ministro responsável pelas negociações de saída da União Europeia, David Davis, e do ministro dos Negócios Estrangeiros, Boris Johnson.
Trump pronunciou-se nos últimos dias sobre os problemas no executivo britânico. Afirmou que o Reino Unido é um “ponto quente” por esta altura e que a continuidade da primeira-ministra depois das demissões está nas mãos do povo.
Donald Trump encontra-se na sexta-feira com a rainha Isabel II, no Castelo de Windsor, naquele que será um dos momentos altos da visita ao Reino Unido.
Conhecido pelos seus problemas em cumprir o protocolo, o comportamento do líder norte-americano vai estar sob os holofotes da imprensa internacional.
De acordo com uma sondagem do instituto YouGov, metade dos britânicos aprova a visita de Trump e 37% defendem que devia ser cancelada. Os outros 13% não têm opinião.
Apenas 35% dos inquiridos considera que o Presidente dos EUA deve ser recebido pela Rainha Isabel II.
A mesma sondagem conclui que 77% dos britânicos têm opinião negativa de Donald Trump, contra 17% que aprovam o Presidente norte-americano.
Questionado sobre as manifestações contra a visita de Trump, o presidente da Câmara de Londres, Sadiq Khan, respondeu que os protestos podem acontecer desde que sejam pacíficos.
Sadiq Khan autorizou a utilização por parte de um grupo de ativista de um balão gigante em forma de Trump, que vai subir aos céus de Londres.