A Conferência Episcopal Portuguesa (CEP) congratula-se pela atribuição do Prémio Pessoa 2023 ao cardeal José Tolentino de Mendonça e elogia a sua “cultura de busca de sentido e de convergência”.
“Bem haja, D. José Tolentino, pelo seu precioso contributo para uma cultura de busca de sentido e de convergência, no mundo complexo e diversificado em que vivemos, alimentando o sonho de um futuro de dignidade, justiça e paz para toda a humanidade, próprias do tempo de Natal que estamos a preparar”, referem os bispos portugueses, em comunicado enviado à Renascença.
A CEP recebeu a notícia da atribuição do Prémio Pessoa ao cardeal português com “grande alegria”.
“Este reconhecimento representa uma justa homenagem a D. José Tolentino, como pessoa, como cristão e como expoente da cultura contemporânea, no nosso país e na Igreja, com repercussão cada vez maior no contexto internacional”, sublinha a Conferência Episcopal.
A CEP destaca a forma como o cardeal Tolentino comunica, com o “rigor académico” e a “veia poética que caracterizam as suas obras literárias e a sua atuação”.
“Revela um pensamento claro, interrogante e desafiador dos grandes temas da contemporaneidade, à luz de um humanismo celebrativo e inquieto, onde se reflete a sapiência do Evangelho”, assinalam os bispos portugueses.