A seleção portuguesa de futebol defronta, esta terça-feira, a Suíça no derradeiro jogo dos oitavos de final do Mundial 2022, procurando assegurar uma vaga nos quartos de final pela terceira vez na história e 16 anos depois da última qualificação.
Tanto em 1966 como em 2006, a equipa das quinas atingiu os quartos de final, sendo que na primeira ocasião a prova ainda não contemplava a realização de oitavos de final. Em ambos os casos, Portugal acabaria por chegar às meias-finais, ficando em terceiro lugar em Inglaterra e em quarto na Alemanha.
Depois de ter conquistado o Grupo H, com seis pontos, à frente da Coreia do Sul, de Paulo Bento, que também seguiu em frente, a formação comandada por Fernando Santos terá como adversária uma Suíça que ficou no segundo posto do Grupo G, em igualdade com o líder Brasil, mas em desvantagem na diferença de golos.
De resto, este será o terceiro confronto entre as duas seleções este ano, na sequência dos dois realizados para a Liga das Nações, ambos no espaço de uma semana, em junho, com Portugal a vencer por 4-0 em Alvalade e, uma semana volvida, a ser derrotado por 1-0, em Genebra.
Para o duelo com os helvéticos, Fernando Santos tem algumas dúvidas para o onze inicial. A maior prende-se com Ronaldo, na sequência do desagrado que manifestou quando foi substituído frente aos sul-coreanos.
O selecionador confessou, na segunda-feira, que não gostou "mesmo nada" da atitude do avançado, mas não revelou se o capitão entrará de início, o que será o mais expectável.
Ainda assim, Ronaldo deverá ser titular frente à Suíça. Portugal deverá alinhar num onze inicial com Diogo Costa, Diogo Dalot, Rúben Dias, Pepe, João Cancelo, Rúben Neves, Vitinha, Bernardo Silva, Bruno Fernandes, João Félix e Cristiano Ronaldo.
Portugal e Suíça defrontam-se no último dos oito jogos dos oitavos de final, a partir das 22h00 locais (19h00 em Lisboa), no Estádio de Lusail, jogo com relato na Renascença e uma emissão especial que arranca às 18h00. O jogo terá ainda acompanhamento, ao minuto, em rr.sapo.pt.
Antes, a partir das 18h00 locais, Marrocos e Espanha também disputam um lugar nos "quartos", em Al-Rayyan, sendo que o vencedor irá defrontar portugueses ou suíços na próxima ronda.