Veja também:
- IRS à porta. Saiba como simplificar a entrega e não perder benefícios
- Saúde e educação no IRS. O que fazer?
O Governo vai mesmo prolongar os prazos de entrega das declarações de IRS, disse à Renascença fonte oficial do gabinete do ministro Mário Centeno. A mesma fonte garantiu à Renascença que as novas datas vão ser anunciadas em breve.
Nos últimos dias têm surgido várias notícias sobre a incapacidade de resposta da máquina fiscal para prestar esclarecimentos aos contribuintes. Esta sexta-feira, a três dias do final de prazo para validação de facturas, o site e-factura esteve em manutenção.
A comunicação do Ministério das Finanças vai ainda incluir alguns esclarecimentos, tendo em conta as muitas dúvidas que têm chegado à Autoridade Tributária e Aduaneira. Uma delas diz respeito às despesas de educação que podem ser dedutíveis no IRS.
A nova reforma do IRS trouxe alterações ao prazo de entrega do IRS em 2016. Deixou de haver prazos diferentes para quem entrega a declaração em papel e em suporte electrónico, decorrendo entre 15 de Março e 15 de Abril a primeira fase para os contribuintes com rendimentos da categoria A e da H (trabalho dependente e pensões) e de 16 de Abril a 16 de Maio para os rendimentos das restantes categorias.