Roger Schmidt está preparado para perder Enzo Fernández, caso o médio argentino deixe o Benfica. No entanto, conta com ele para o jogo com o Sporting de Braga, relativo à 14.ª jornada do campeonato.
Em conferência de imprensa, esta quinta-feira, o treinador do Benfica admite que, quando um jogador talentoso se destaca num grande palco, como o Mundial, que Enzo conquistou com a Argentina, os clubes vendedores ficam à mercê dos colossos endinheirados. Contudo, a janela de transferências de inverno só abre no dia 1 de janeiro, por isso, até lá, Roger Schmidt está descansado e focado no último jogo de 2022.
"Até ao dia 31 de janeiro de dezembro, estamos a salvo, temos todos os jogadores. Ninguém nos pode comprar nenhum jogador. Estou focado no Braga e tudo o resto acontecerá, talvez, quando a janela de transferências abrir. É sempre a mesma coisa no futebol, especialmente quando tens jogadores talentosos que se exibem a grande nível. Há sempre o risco de perder jogadores. É normal, tens de estar preparado para tudo", vinca.
Schmidt confirma que falou com Enzo sobre o futuro, no entanto, recusa revelar o que lhe disse, por considerar que conversas privadas não devem vir a público. Ainda assim, volta a reconhecer que o médio tem de tomar uma decisão e sublinha que respeitará, aconteça o que acontecer:
"Sabemos como é o futebol. Estes jovens jogadores, às vezes, recebem oportunidades. Não é só o Enzo, são todos os jogadores, é parte do negócio do futebol. Se têm oportunidades, têm de tomar as suas decisões. Posso dar-lhes conselhos e recomendações, mas respeito sempre as decisões dos jogadores, porque só têm uma carreira. Se puder convencê-los, tentarei fazê-lo, mas respeito sempre as decisões deles."
Futuro de Otamendi e Grimaldo
Nicolás Otamendi é o outro jogador que venceu o Mundial 2022 com a Argentina. O central está em final de contrato, tal como Grimaldo. Roger Schmidt confessa que gostava que ambos renovassem com o Benfica.
"Espero, obviamente, que renovem e que continuem a ser nossos jogadores, porque são fundamentais para nós. Ambos têm estado a fazer uma grande época, têm sido fiáveis, não só a nível futebolístico mas também pela atitude. São exemplos para os mais jovens e claro que queremos continuá-los. O clube está a trabalhar nisso", assegura.
O Benfica visita o Braga na sexta-feira, às 21h15. Jogo com relato em direto na Renascença e acompanhamento ao minuto em rr.sapo.pt.