A nova ala pediátrica do Hospital de São João, no Porto, estará a funcionar em pleno no último trimestre deste ano, disse o presidente do conselho de administração daquele centro hospitalar nesta sexta-feira.
“Já estamos a lançar concurso para os equipamentos. Este lançamento é precoce, mas o objetivo é não atrasar nada. Queremos muito que crianças, pais e profissionais estejam aqui, com todas as condições, no próximo Natal”, afirmou Fernando Araújo durante uma visita às obras, acompanhado pelo bispo auxiliar de Lisboa, Américo Aguiar.
A nova ala pediátrica do Centro Hospitalar Universitário de São João está orçada em 26,7 milhões de euros e terá capacidade para 98 camas.
D. Américo Aguiar já tinha visitado o estaleiro em dezembro e mostrou-se, na altura, otimista. “Como cidadão fico realizado por ver que o projeto, apesar dos trambolhões, agora responde ao futuro, às melhores práticas e tem uma visão largada”, afirmou o também presidente da Irmandade dos Clérigos.
Na mesma ocasião, o presidente do conselho de administração sublinhava as “condições únicas” do futuro serviço pediátrico, quer “em termos de medicina quer em termos de humanização”.
“Já que é alguma coisa para futuro tentamos que esteja preparado para os desafios e para o que de melhor aconteça em termos de medicina na área da pediatria”, destacou Fernando Araújo.
Prometeu-se, então, que a nova ala pediátrica estaria pronta em junho deste ano.
Há mais de 10 anos que o hospital tem um projeto para construir uma ala pediátrica, mas só em 2019 saiu do papel, tendo a empreitada começado em 1 de outubro desse ano.
O serviço tem sido prestado em contentores, onde chegaram a estar internadas 36 crianças. Uma polémica fez acelerar a decisão da construção das novas instalações, que deverão entrar em funcionamento neste ano. Pelo meio, correu muita tinta.