Veja também:
- Os últimos números da pandemia em Portugal e no mundo
- Todas as notícias sobre a pandemia de Covid-19
- Guias e explicadores: as suas dúvidas esclarecidas
- Boletins Covid-19: gráficos, balanços e outros números
O número de infetados associados ao surto de covid-19 no hospital de Torres Vedras subiu para 50, registando-se ainda cinco mortos e dois recuperados, disse hoje fonte oficial da câmara, citando dados do delegado de saúde.
A mesma fonte explicou à agência Lusa que o total de 57 casos de infeção engloba utentes que foram contagiados quando estiveram internados na unidade por outras doenças, mas que estão a recuperar em casa.
Os casos mais antigos surgiram na véspera de Natal.
Elsa Baião, presidente do conselho de administração do Centro Hospitalar do Oeste (CHO), a que pertence a unidade, esclareceu hoje à Lusa que dentro do hospital estão infetados 17 doentes e seis profissionais.
Foram testados 131 profissionais e 76 doentes dos serviços associados ao surto.
O centro hospitalar diz estar a cumprir todas as regras impostas pela autoridade de saúde, nomeadamente a transferência dos doentes infetados para espaços de internamento dedicados à covid-19 e a desinfeção dos serviços.
Mais 12 doentes estão em isolamento.
Na segunda-feira, estavam infetados 19 doentes, dos quais um morreu e outro teve alta hospitalar, encontrando-se a recuperar em casa.
Devido ao surto e à sobrelotação de doentes na urgência e nos serviços de internamento, os doentes emergentes estão a ser reencaminhados para outras urgências.
"Como temos os serviços e a capacidade de internamento sobrelotada e estamos também a fazer a desinfeção dos espaços por causa do surto, não conseguimos receber doentes que chegam de ambulância de emergência e que são reencaminhados por via do Centro de Orientação de Doentes Urgentes", explicou a administradora.
Sem prazos para voltar a receber os doentes urgentes, Elsa Baião disse que o problema deverá ficar resolvido à medida que sejam dadas altas de internamento.
A unidade de Torres Vedras está também a reencaminhar doentes infetados a necessitar de internamento hospitalar, por ter esgotado a capacidade de internamento, com as 23 camas existentes.
O CHO integra os hospitais de Caldas da Rainha, Torres Vedras e Peniche, tendo uma área de influência constituída pelas populações dos concelhos de Caldas da Rainha, Óbidos, Peniche, Bombarral, Torres Vedras, Cadaval e Lourinhã, e de parte dos concelhos de Alcobaça e de Mafra. Estes concelhos dividem-se entre os distritos de Lisboa e Leiria.
A pandemia de covid-19 provocou pelo menos 1.869.674 mortos resultantes de mais de 86,3 milhões de casos de infeção em todo o mundo, segundo um balanço feito pela agência francesa AFP.
Em Portugal, morreram 7.377 pessoas dos 446.606 casos de infeção confirmados, de acordo com o boletim mais recente da Direção-Geral da Saúde.
A doença é transmitida por um novo coronavírus detetado no final de dezembro de 2019, em Wuhan, uma cidade do centro da China.