Um grupo homens para imitar sons de macacos e recortes impressos dos primatas vão ser a estratégia utilizada para afastar macacos da capital Nova Deli, na Índia, durante a cimeira do G20, que vai acontecer nos dias 9 e 10 de setembro.
O Conselho Municipal de Nova Deli contratou cerca de 30 a 40 homens para imitar os sons agressivos dos macacos e mandou imprimir, em tamanho real, imagens de langures cinzentos, uma espécie de macaco maior dos que perturbam a capital da Índia.
O objetivo? Assustar os macacos e afastá-los do centro da cimeira, evitando que destruam os arranjos de plantas e flores colocados para embelezar a cidade e também ataquem com violência os convidados e líderes mundiais, à procura de comida.
“Não podemos retirar os macacos do seu habitat natural, por isso vamos mobilizar uma equipa de 30 a 40 homens treinados para afugentar os macacos”, disse à AFP Satish Upadhyay, vice-presidente do Conselho Municipal de Nova Deli.
“Iremos enviar um homem para cada hotel onde os delegados dos países ficarão hospedados, bem como nos locais onde já foram relatados avistamentos de macacos”.
Uma população descontrolada de macacos tem crescido na capital indiana, com os animais a vaguear e muitas vezes a atacar e a morder pessoas.
As autoridades esperam que estas medidas consigam dissuadir os macacos de incomodarem as delegações internacionais durante o evento.