Foi uma Super Terça-feira para Hillary Clinton. A ex-secretária de Estado confirmou que obteve os apoios suficientes para ser nomeada candidata do Partido Democrata às eleições presidenciais de Novembro.
Num discurso perante apoiantes em Brooklyn, Clinton afirmou que um marco histórico foi atingido: “é a primeira vez, nos Estados Unidos, que uma mulher vai ser nomeada por um grande partido”.
“Graças a todo vós”, afirmou, num discurso proferido pouco depois de ter vencido o seu adversário, Bernie Sanders, em Nova Jérsia – um dos seis estados que realizaram eleições na terça-feira.
Hillary Clinton, de 68 anos, venceu ainda as primárias no Novo México e na Dakota do Sul, estando também à frente na contagem no estado da Califórnia.
Atinge, assim, o estatuto de presumível nomeada democrata. A confirmação oficial deverá acontecer na convenção do partido, marcada para Junho, em Filadélfia.
No seu discurso, Hillary Clinton apelou aos apoiantes de Sanders que se juntassem a si, mas o seu adversário promete luta até ao fim. O senador de Vermont lidera a contagem em Montana e venceu no Dakota do Norte.
Até ao lavar dos cestos…
Na Califórnia, onde espera reduzir a diferença de pontos com Hillary Clinton, Bernie Sanders disse aos seus apoiantes que se manterá em campanha até a próxima terça-feira, dia em que decorrem a primárias no distrito de Columbia e que a luta pela nomeação democrata continua até à convenção de Junho.
“Vamos lutar arduamente para vencer as primárias em Washington DC”, afirmou. “E vamos levar a nossa batalha pela justiça social, económica, racial e ambiental até Filadélfia”.
Obama felicita Sanders e Clinton
O Presidente dos Estados Unidos telefonou aos dois candidatos democratas na corrida pela nomeação para os felicitar pela campanha que fizeram.
De acordo com um comunicado da Casa Branca, Barack Obama elogiou “as campanhas inspiradoras que energizaram os democratas, trouxeram uma nova geração de americanos para o processo político e lançaram novas ideias para que a nossa política trabalhe a favor de todos e não apenas para os ricos e poderosos”.
Obama felicitou ainda a antiga Secretária de Estado por garantir os delegados suficientes para a nomeação democrata.
Quanto a Sanders, o Presidente anunciou um encontro com o senador do Vermont na próxima quinta-feira, na Casa Branca, para que possam discutir assuntos relacionados com as famílias trabalhadoras.